Escolha uma Página
Slider
Lenda da Luz da Bota

Lenda da Luz da Bota

Atenção para a próxima parada, Marujo!

Hoje vamos contar pra você a Lenda da Luz da Bota, você conhece?

Conta a lenda que Durante as pescarias da noite, nos bairros dos Ingleses e no Rio Vermelho, os pescadores avistavam uma pequena luz vermelha sobrevoando. Era pequena mas quando pousava nas dunas ou em algum outro lugar próximo ela aumentava tanto a sua intensidade que dava a impressão de ser uma grande fogueira. Muitas vezes, a luz fazia apenas um passeio rápido e depois, se ninguém mexesse com ela, ia subindo ao céu e desaparecia.

Dizem que o remédio para se proteger era rezar, apesar de saberem que a luz, em princípio, não fazia mal a ninguém. Além da reza havia outros artifícios usados para se proteger da luz, que eram dois: colocar uma faca atravessada na boca ou então desenhar uma estrela de cinco pontas na areia e ficar dentro desta figura. A estrela é conhecida pelo curioso nome de “Sinal de São Cinamão”. Dizem também que era bom sentar na beira d’água, pois era um lugar mais respeitado pela luz e dali ela não se aproximava muito. Mas apesar de todos os cuidados dos pescadores, muitas vezes a luz chegava a ficar muito próximo deixando os pescadores mais temidos.

É ou não é motivo pra se apavorar?

Você já viu a Luz da Bota, Marujo?

Sabe alguma outra lenda? Conte pra gente!

Saudações Pirata!

O Maior Porto Pirata do Brasil!

O Maior Porto Pirata do Brasil!

Conheça o Maior Porto Pirata do Brasil!

Traga a família e os amigos para viver um dia incrível pelos mares do nosso litoral!

Somos responsáveis por proporcionar as experiências mais incríveis em Navios Piratas que levam você a conhecer o encanto do Litoral de Santa Catarina.

Prontos para zarpar, Marujo? O disparo dos canhões anunciam o embarque!

Em alto mar você esquecerá tudo que ficou em terra e viverá uma incrível aventura junto da nossa Tripulação.

A combinação da magia da pirataria com as histórias do século XVIII, te levará para uma aventura fantástica que visita lugares históricos, praias paradisíacas, e mistura diversão e cultura, ação, suspense e comédia. Você jamais esquecerá, esse momento é único!

Você navega e desfruta das mais belas paisagens.

Você vai se encantar pelas praias paradisíacas, e fortalezas históricas que temos para te apresentar! São 16 escunas temáticas e mais de 30 piratas animando todo o passeio.

Venha! Viva um dia de pirata! Estamos esperando por você!

Saudações Pirata!

Lendas da Ilha da Magia – Fantasmas da Praça XV

Lendas da Ilha da Magia – Fantasmas da Praça XV

Prontos pra navegar em mais uma lenda, marujos?

A história de hoje é de uma das principais atrações de Floripa, a Praça XV, localizada no coração da cidade!

Diz a lenda que no passado viviam pessoas no vilarejo Nossa Senhora do Desterro. Quando de repente, um navio cheio de piratas invadiu o vilarejo e acabou com todos os moradores do local, deixando a pequena vila toda deserta.

Há quem diga que hoje em dia Fantasmas ainda perambulam pela Praça XV, e que a noite, a praça se torna um local macabro, ideal pra quem procura histórias de terror.

Você já foi até a Praça XV à noite?

E sabe de alguma história de terror já contada que tenha acontecido na Praça XV?

Conte pra gente aqui nos comentários!

Até a próxima parada, marujos!

Saudações Pirata!

Praias de Floripa – Jurerê

Praias de Floripa – Jurerê

Levantar âncoras, Içar velas!

Nossa parada de hoje é na Praia de Jurerê, Marujo!

Jurerê é uma das Praias de Florianópolis em que nossos passeios dão a vista panorâmica para nossa tripulação.

Com areia fina e águas claras de tons esverdeados, Jurerê fica localizada no norte da Ilha de Santa Catarina. Com 3km de extensão, a Praia é dividida em duas famosas partes, na parte esquerda fica Jurerê Internacional, totalmente planejada, com parques, bares, restaurantes e casas luxuosas. Na parte direita, a Jurerê Tradicional, com moradores mais antigos, culinárias e restaurantes típicos de Florianópolis e o Iate Clube de Santa Catarina com seu trapiche.

Mas Jurerê é apenas mais uma das lindas praias de Santa Catarina.

Você gosta de Jurerê? Qual a sua favorita, a Internacional ou a Tradicional??

Saudações Pirata!!

A Lenda da Praia da Joaquina

A Lenda da Praia da Joaquina

Nossa parada hoje é na Praia da Joaquina, Marujo.

Pronto para mais uma lenda da Ilha da Magia?

Você sabe o porque da Praia ter o nome de Joaquina? Não? Então senta que vamos te contar!

O nome da Praia da Joaquina leva consigo duas lendas sobre a origem do seu nome, nenhuma delas envolve seres fantástico, mas as duas são tristes.

Uma das lendas diz que Joaquina era uma jovem moça que chamava a atenção por sua beleza, era muito linda, e que se apaixonou por um pescador, o Alberto. Depois que seu avô e sua mãe faleceram, a jovem resolveu ir até seu amado e pedir para que não se aventurasse mais nos mares. Mas Alberto disse que seria então a última vez em que iria para alto mar, prometendo para a moça que largaria a profissão de pescador. E realmente foi a última vez em que Alberto foi para alto mar. Ele foi, e nunca mais voltou. Depois do acontecido, Joaquina andava entre as dunas, indo e voltando da Lagoa da Conceição para ficar olhando o mar, terminou sua vida cuidando de seu pai. E morreu nas dunas da Praia.

Outra lenda diz que Joaquina era uma senhora rendeira que morava em uma casa à beira-mar da Praia, era muito amiga dos pescadores e ensinava as outras mulheres da região a fazer renda. Em uma noite, estava sentada nas pedras à beira do mar fazendo sua renda, quando se distraiu com o lindo luar que enfeitava a noite, quando veio uma onda e a levou para o mar, e para sempre.

Gostou das lendas?

Você conhece outra lenda sobre a Praia da Joaquina? Conte pra gente!

Visita gratuita às Fortificações da Ilha de Santa Catarina! Vamos com a Escunas Pirata?!

Visita gratuita às Fortificações da Ilha de Santa Catarina! Vamos com a Escunas Pirata?!

Hoje vamos ancorar nas Fortificações da Ilha de Santa Catarina. Pronto para embarcar em mais uma aventura, marujo?

São três as fortificações da Ilha de Santa Catarina administradas pela UFSC. E elas ficam localizadas na Ilha de Anhatomirim, na Ilha de Ratones Grande, e na Praia do Forte – norte de Florianópolis. A Fortaleza de Santa Cruz (Anhatomirim), a de Santo Antônio (Ratones Grande) e a de São José da Ponta Grossa (Praia do Forte – e a única com acesso por terra), são Patrimônios Históricos Nacionais, retratam um passado construído pelos Portugueses e guardam em si uma história viva, e que todos que visitam o local podem sentir.

Desde agosto de 2017 foi instalado um programa de gratuidade, pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (UFSC), para a visita aos Fortes, com o intuito de incentivar as pessoas à visitar os locais e conhecer mais sobre a História local e Nacional.

TODO primeiro domingo de cada mês a visita é GRATUITA!

Aqui na Escunas Pirata, em nossos passeios, você poderá ter a vista panorâmica do Forte de São José da Ponta Grossa, e poderá visitar a Fortaleza de Santa Cruz – na Ilha de Anhatomirim – onde um de nossos passeios faz uma parada.

Convide a família e os amigos e venha visitar o passado que foi marcado na história local e nacional! Esperamos por você!

Lenda do Lobisomem de Ratones.

Lenda do Lobisomem de Ratones.

Atenção para Zarpar!

Nossa próxima parada é em Ratones, um local de Floripa conhecido pelas lendas de lobisomem.

Reza a lenda que havia uma senhora no bairro de Ratones, que era casada e tinha um filho. Seu marido sempre se ausentava à noite, dizendo que ia trabalhar. Para dar banho no seu filho, ela o levava até o pátio, e usava uma grande bacia. Mas sempre no caminho para o banho, havia um cachorro que perturbava os dois, principalmente o pobre menino. A senhora colocava o cachorro para correr, mas ele sempre voltava.

Um dia a mulher reagiu diferente, e deu uma pancada, com um pedaço de madeira, na cabeça do bicho. Mas o cachorro, de tão bravo, agarrou a senhora e estraçalhou sua saia, depois fugindo para dentro do mato. No dia seguinte, a mulher se surpreendeu ao ver os fiapos que restaram de sua saia na boca do marido, que ainda dormia.

A lenda do lobisomem diz que o filho mais velho deve batizar o caçula, ou seja, o filho mais novo. Mas de acordo com a história dessa senhora manezinha, uma boa pancada na cabeã também resolve, pois o seu marido acabou perdendo o encanto depois daquela noite.

Gostaram da lenda de hoje, Marujos??

Conte pra nós, o que você acha sobre os lobisomens??

Lenda das Bruxas de Itaguaçu

Lenda das Bruxas de Itaguaçu

Atenção, Marujo!

Nossa próxima parada será na Praia de Itaguaçu. Todos prontos para zarpar?

A Ilha de Santa Catarina é conhecida por sua magia, e uma das coisas que mais chama atenção são as Lendas que os mais antigos contam.

Uma das Lendas mais conhecidas e mais inacreditáveis é a Lenda das Bruxas de Itaguaçu.

Conta-se que várias Bruxas teriam se mudado para a Praia de Itaguaçu, e para comemorar, elas teriam feito uma grandiosa festa, mas não teriam convidado o diabo. Com isso, ele teria ficado enfurecido e para castigá-las transformou todas elas em pedras.

Conte pra nós, você acredita em lendas?

E qual a lenda mais assustadora você conhece?

Na Rota dos Piratas – Fortaleza Full

Na Rota dos Piratas – Fortaleza Full

Nesta grande aventura pelos mares da grande Florianópolis, nossos marujos avistarão lindas praias: Canasvieiras, Canajurê, Jurerê Tradicional, Jurerê Internacional, Praia do Forte e Daniela.

Terão uma visão panorâmica do Forte de São José da Ponta Grossa, onde muitas batalhas aconteceram! ⚔

TERRA À VISTA! Vocês desembarcarão na famosa Ilha de Anhatomirim/ Fortaleza de Santa Cruz, e terão 1h para conhecer suas belezas e mistérios! 

Todos a bordo? Que tal conhecer a famosa Baía dos Golfinhos 🐬, com parada no município de Governador Celso Ramos? Terão 1h para almoçar, descansar e continuar a aventura. 🍽

Achou que não teria mergulho? Nada disso! Ponham seus biquines, maiôs e sungas, pois vocês irão parar para um delicioso mergulho, em frente à Ilha do Francês. 🏝

Levantar âncora! É hora de voltar ao trapiche de Canasvieiras. ⛴
E aí, vai se encorajar e se aventurar com nossos piratas? ☠🏴 * A rota poderá sofrer pequenas alterações.

Na Rota dos Piratas – Ilha do Francês

Na Rota dos Piratas – Ilha do Francês

Lançar âncora! ⚓ Nossa próxima parada Na Rota dos Piratas é para um mergulho com vista para a Ilha do Francês. 🏝 Pouco se sabe sobre a sua história, mas sabemos dizer que é um lugar que traz paz, com um mar calmo, águas claras e natureza encantadora. 🌊 Nossos marujos poderão aproveitar a calmaria e se divertir nos mares que rodeiam a Ilha. 

As águas profundas do oceano escondem grandes mistérios. Dizem que neste local sereias são avistadas cantando e nadando, em busca de diversão e sossego. Será que conseguiremos avistá-las? Será que realmente elas existem? Bom, melhor nos apressarmos, pois nossa aventura tem que continuar! Embarquem todos para conhecermos o nosso próximo ponto de partida Na Rota dos Piratas. ☠⛴📜