Escolha uma Página
Turismo de proximidade: Redescubra o Brasil

Turismo de proximidade: Redescubra o Brasil

Desde o início da pandemia de coronavírus o brasileiro vem reinventando a forma como faz turismo. O viajante nacional decidiu fazer sua retomada por conta própria e agora viaja para locais mais perto de casa.

Com o lançamento do Plano Nacional de Retomada do Turismo pelo Ministério do mesmo, o setor vem apostando no conceito de “turismo de proximidade”, em referência a viagens terrestres para destinos com até 300 quilômetros de distância

O Booking.com realizou uma pesquisa que aponta as tendências do turismo no pós-pandemia. Realizado com 20.934 pessoas de 28 países, o estudo mostra que os viajantes devem buscar opções mais econômicas, deslocamentos nos arredores em viagens que unem negócios e lazer.

Turismo regional

Na pesquisa, o item “viagens perto de casa” foi mencionado por 55% dos viajantes nacionais. Dos 999 brasileiros entrevistados, mais da metade quer conhecer um destino novo na região em que mora. 

Outra pesquisa feita também pela empresa, entre maio e junho deste ano, mostrou que o brasileiro ainda é tradicional na hora de escolher seu destino de férias. Com 63% dos entrevistados planejando viajar para um lugar já conhecido, como Florianópolis.

Novo normal

A tecnologia deverá ser mais um serviço a ser considerado no planejamento de uma viagem. De acordo com a pesquisa, para controlar os riscos à saúde, 69% dos brasileiros acreditam que “as acomodações vão precisar ter tecnologias de ponta para fazerem as pessoas se sentirem seguras” e cerca de 60% recomenda o uso de recursos tecnológicos para reservas em restaurantes e máquinas de autoatendimento no lugar dos balcões de venda de ingressos. 

A pesquisa apontou também o desejo de viajar para compensar o tempo perdido em 2020 (64%), busca por viagens mais sustentáveis (71%) e econômicas (78%), e melhores condições nas políticas de cancelamento de reservas (82%). 

Um exemplo do uso da tecnologia é o nosso passeio de Escunas que é necessário que seja realizado check-in via sistema de QR Code antes do embarque, para o controle do número de passageiros e nossa venda online através da nossa loja virtual.

Mas já que estamos falando em segurança no Turismo….

Conselho Mundial de Viagens e Turismo credenciou Santa Catarina com o selo Safe Travels

Se você está pensando em viajar para Santa Catarina, saiba que você está indo para um destino reconhecido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo como seguro, de acordo com os protocolos sanitários internacionais.

Essa informação foi confirmada pela Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) em matéria que destaca o credenciamento do estado junto ao Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC) para compor a seleta lista de destinos que detêm o selo Safe Travels. 

O selo sinaliza que as práticas adotadas em Santa Catarina estão alinhadas aos protocolos globais de viagens seguras, garantindo mais segurança aos viajantes, prestadores de serviços e trade turístico. 

Leia mais em: https://www.escunaspirata.com.br/2020/10/06/conselho-mundial-de-viagens-e-turismo-credenciou-santa-catarina-com-o-selo-safe-travels/ 

Quer saber mais sobre passeio de Escuna Pirata? Então, acesse nossa loja virtual clicando aqui.

Para sua segurança e de todos ao seu redor, use máscara e higienize as mãos com sabão ou álcool gel para podermos passar logo por essa situação.

Santa Catarina: o paraíso é aqui

Santa Catarina: o paraíso é aqui

Está planejando passar suas férias em Santa Catarina? Saiba que está optando por um dos principais destinos turísticos do Mercosul! E isso não é mais nenhuma novidade, não é mesmo? Afinal, nos últimos anos, o Estado tem se destacado por sua variedade de opções e também pela infraestrutura oferecida.

Santa Catarina é tem uma gestão tão eficiente no turismo que se tornou um dos poucos destinos a compor a seleta lista de destinos que detêm o selo Safe Travels

Está curioso para saber o que te espera em Santa Catarina? Então, continue lendo este post!

O que fazer em Santa Catarina?

São mais de 500 quilômetros de praias, emoldurados por lagoas e a exuberante Mata Atlântica, que recebem visitantes do mundo todo. A Serra é o destino de quem busca um retiro para aproveitar o frio do inverno e também para quem busca aventura. Há, ainda, opções como o Vale Europeu e o Caminho dos Príncipes, que resgatam as tradições dos primeiros imigrantes do Estado, e rios e montanhas onde os mais corajosos podem se aventurar em esportes radicais. E, também, o Parque Beto Carrero World, o maior parque temático da América Latina.

Opções como estas fazem o turismo de Santa Catarina ser reconhecido nacional e internacionalmente. No Vale do Itajaí, cidades como Blumenau, Brusque e Pomerode preservam a cultura e as tradições dos imigrantes que colonizaram a região. É no Vale, também, que se concentram os principais eventos do Circuito de Festas de Outubro, liderado pela Oktoberfest, de Blumenau. Em Joinville, o Caminho dos Príncipes é outro roteiro que oferece um resgate dos costumes dos primeiros imigrantes.

Santa Catarina também é uma boa opção para quem gosta de adrenalina e do contato com a natureza. A diversidade geográfica do Estado, aliada a uma cobertura vegetal rica e preservada, garante aos adeptos do ecoturismo opções como mergulho, vôo-livre, trekking, montanhismo, canoagem e rapel. 

Mas, entre os destinos que mais se destacam, está a capital, Florianópolis. A ilha da magia é hoje um dos principais destinos turísticos do Brasil, com opções de praias tanto para quem gosta da agitação da vida moderna quanto para aqueles que buscam a tranquilidade de comunidades do interior.

Conheça as principais atrações turísticas de Florianópolis

Florianópolis, a ilha da magia, possui diversas atrações turísticas para quem quer viajar e fazer algo diferente. Até mesmo os moradores da região podem aproveitar as atividades que a cidade proporciona.


E você, já conhece as principais atrações turísticas de Florianópolis? Preparamos um post exclusivo sobre a ilha da magia aqui no blog da Escunas Pirata! Saiba mais clicando aqui.

Quem somos

O grupo Escunas Pirata é formado por um conglomerado de empresas que atuam na região de Florianópolis, Santa Catarina. Somos responsáveis por proporcionar as experiências mais incríveis em barcos tematizados que levam você a conhecer, através das águas, as belezas e encantos do nosso litoral. Todas as embarcações são habilitadas pela Marinha do Brasil e seguem os melhores padrões e normas de segurança.

Confira as normas de segurança para o passeio de Escuna Pirata

Confira as normas de segurança para o passeio de Escuna Pirata

Enfim, içamos âncora e estamos navegando neste marzão lindo de Florianópolis. Porém, para sua segurança e de sua família, adaptamos nosso roteiro de acordo com as normas de segurança estabelecidas pelo Governo Municipal para o passeio de Escuna Pirata. Então, dá uma espiadinha nas regras e no roteiro!

Normas de segurança para o passeio de Escuna Pirata

Conforme a portaria conjunta N. 07/SMS-SMPU/2020 publicada no Diário Oficial Eletrônico do Município de Florianópolis n°2796 de 09 de Outubro de 2020, o consórcio Escunas Pirata destaca as seguintes normas estabelecidas para o funcionamento dos passeios de escuna:

  1. É obrigatória a utilização de máscaras por todos os clientes, antes e durante todo o trajeto;
  2. A venda de bilhetes será feita pela internet e na bilheteria, evitando contato com funcionários e aglomerações, observando o distanciamento de 1,5m entre os clientes;
  3. A venda de bilhetes será feita com horário específico para embarque, reduzindo o número de pessoas presentes no mesmo momento e evitando aglomerações;
  4. Os clientes do grupo de risco e/ou com qualquer sintoma de gripe ou resfriado não devem realizar os passeios durante o período da pandemia;
  5. É obrigatório o preenchimento de formulário com dados para contato e outras informações de saúde, o qual será armazenado por sessenta dias, de forma a permitir que a vigilância sanitária ou secretaria da saúde contate passageiros que tenham compartilhado embarcação com qualquer pessoa que posteriormente apresentou sintomas e contaminação;
  6. Será realizada aferição da temperatura corporal com termômetro na bilheteria no momento da compra, sendo proibida a realização do passeio de quem apresentar temperatura superior a 37,8°C
  7. Será exigido que seja realizado check-in via sistema de QR Code antes do embarque;
  8. Haverá área de praia específica para filas de embarque, garantindo distanciamento de 1,5m entre todos;
  9. Será exigido distanciamento de 1,5m entre os integrantes das filas de embarque e desembarque;
  10. Os clientes deverão higienizar as mãos com álcool 70% no momento do embarque, em cima do trapiche;
  11. Está proibido o consumo de alimentos ou bebidas durante todo o trajeto.
  12. Estão proibidos os mergulhos pelos clientes, a fim de que não se retirem as máscaras por qualquer instante

Para visualizar a portaria completa, clique aqui.

Novo roteiro para o passeio de Escuna Pirata

Adaptamos nossos passeios para o “novo normal”. Então, dá uma olhadinha em nosso novo roteiro do passeio de Escuna Pirata.

Saída da praia de Canasvieiras costeando as praias de:

  • Canajurê
  • Jurerê Internacional
  • Jurerê Tradicional
  • Praia do Forte
  • Ponta das Canas
  • Cachoeira do Bom Jesus

Explicação histórica das Fortalezas, com vista panorâmica da Fortaleza de São José da Ponta Grossa e Ilha do Francês. 

Também, estamos com uma condição especial para este novo roteiro:

  • R$ 60,00 no dinheiro
  • R$ 65,00 no cartão

Conselho Mundial de Viagens e Turismo credenciou Santa Catarina com o selo Safe Travels

Se você está pensando em viajar para Santa Catarina, saiba que você está indo para um destino reconhecido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo como seguro, de acordo com os protocolos sanitários internacionais.

Essa informação foi confirmada pela Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) em matéria que destaca o credenciamento do estado junto ao Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC) para compor a seleta lista de destinos que detêm o selo Safe Travels. 

O selo sinaliza que as práticas adotadas em Santa Catarina estão alinhadas aos protocolos globais de viagens seguras, garantindo mais segurança aos viajantes, prestadores de serviços e trade turístico. 

Leia mais em: https://www.escunaspirata.com.br/2020/10/06/conselho-mundial-de-viagens-e-turismo-credenciou-santa-catarina-com-o-selo-safe-travels/ 

Então, Agora que você já está por dentro das normas de segurança e do roteiro, é só planejar o seu passeio de Escuna Pirata! 

Acesse nossa loja virtual clicando aqui.

Continue acompanhando nosso blog e Redes Sociais que vamos informar sobre a flexibilização do passeio sempre que houver alguma mudança. 

Para sua segurança e de todos ao seu redor, use máscara e higienize as mãos com sabão ou álcool gel para podermos passar logo por essa situação.

Conselho Mundial de Viagens e Turismo credenciou Santa Catarina com o selo Safe Travels

Conselho Mundial de Viagens e Turismo credenciou Santa Catarina com o selo Safe Travels

Se você está pensando em viajar para Santa Catarina, saiba que você está indo para um destino reconhecido pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo como seguro, de acordo com os protocolos sanitários internacionais.

Essa informação foi confirmada pela Santur (Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina) em matéria que destaca o credenciamento do estado junto ao Conselho Mundial de Viagens e Turismo (World Travel & Tourism Council – WTTC) para compor a seleta lista de destinos que detêm o selo Safe Travels. 

O selo sinaliza que as práticas adotadas em Santa Catarina estão alinhadas aos protocolos globais de viagens seguras, garantindo mais segurança aos viajantes, prestadores de serviços e trade turístico. 

De acordo com a matéria, a Santur também assume o papel de organização Embaixadora da iniciativa, sendo responsável pela emissão do Safe Travels para as instituições do setor privado e público no estado.

A esta iniciativa se somará o selo do Programa Viaje + SC, que está sendo desenvolvido pela Santur para incentivar o turismo interno e que também está alinhado aos protocolos da OMS e do WTTC. Por meio do portal do Viaje+ será possível conceder o Safe Travels, uma vez constatada a conformidade das práticas do estabelecimento com os protocolos de saúde recomendados.

Além dos selo Safe Travels, Santa Catarina recebeu o selo de Turismo Responsável, do Ministério do Turismo.

O que é o selo Safe Travels do Conselho Mundial de Viagens e Turismo

O Safe Travels foi criado pelo WTTC para inspirar a confiança dos viajantes e impulsionar a recuperação do setor frente ao impacto da pandemia de Covid-19. Foi desenvolvido em colaboração com as principais associações e organizações internacionais do setor.

A análise dos protocolos de segurança levam em conta diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), que são revisadas e atualizadas de acordo com as novas informações disponíveis sobre a Covid-19.

Então, agora que você já sabe que Santa Catarina faz parte da seleta lista de destinos que detêm o selo Safe Travels, que tal conhecer nossos principais destinos para Viagens e Turismo?

Turismo em Santa Catarina

Conhecido pelas belas praias, parques nacionais, parques temáticos, rota do chopp e muitos outros atrativos, nosso Estado tem sido considerado o melhor destino turístico do Brasil. Com isso, o Turismo em Santa Catarina tem colhido bons frutos.

Para você ficar por dentro dos principais roteiros do Estado, separamos alguns artigos do nosso blog. Então, confira abaixo:

Leia: Turismo em Santa Catarina: Conjunto de Fortificações Brasileiras serão candidatas a Património Mundial

Leia: O que fazer em Florianópolis? Conheça as melhores opções de lazer da Ilha!

Conheça as principais atrações turísticas de Florianópolis

Conheça as principais atrações turísticas de Florianópolis

Florianópolis, a ilha da magia, possui diversas atrações turísticas para quem quer viajar e fazer algo diferente. Até mesmo os moradores da região podem aproveitar as atividades que a cidade proporciona.

E você, já conhece as principais atrações turísticas de Florianópolis?

Continue lendo que vamos mostrar para você!

Principais atrações turísticas de Florianópolis

Rodeada por belas praias e com a comodidade de uma grande metrópole, atrações turísticas é o que não faltam em Florianópolis!

A seguir, vamos listar as principais atrações turísticas de Florianópolis para que sua viagem possa ser planejada da melhor maneira possível.

Ponte Hercílio Luz

Quando pensamos em Floripa, logo vem em nossa memória a imagem da Ponte Hercílio Luz. 

Logo na entrada da cidade, se você vier à Florianópolis de carro ou ônibus, em instantes irá se deparar com a imensidão de uma das maiores pontes pênseis do mundo.

No dia 30 de Dezembro de 2019 o monumento mais emblemático de Santa Catarina se tornou novamente acessível para cidadãos e visitantes, após 28 anos de interdição total.

Também há esportes de aventura, como saltos de bungee jumping, tirolesa, pêndulo humano e rapel. A maioria está concentrada na cabeceira continental da ponte.

Não deixe de visitar o mirante situado no Parque da Luz, proporcionando uma das mais belas vistas panorâmicas do centro da cidade. Planeje-se para chegar no fim da tarde, pois poderá curtir o pôr-do-sol e ainda observar a Hercílio Luz à noite, quando a ponte ganha uma iluminação especial.

Mercado Público de Florianópolis

Também na entrada da cidade, localizado no centro, o Mercado Público de Florianópolis é um dos lugares mais visitados pelos turistas que querem provar algumas iguarias locais.

Com um ambiente descontraído e dezenas de restaurantes lado a lado, os frutos do mar reinam na maioria das mesas em diferentes receitas. Ostras frescas, casquinhas de siri, tainha frita e as clássicas sequências de camarão são alguns dos pratos mais requisitados. Tudo isso acompanhando de boa música.

Praça XV e Catedral Metropolitana

Ainda no centro da cidade, temos a Praça XV, um refúgio arborizado no centro da cidade. Em meio a tantas árvores, uma chama a atenção: a figueira centenária, que impressiona por seu tamanho e beleza.

Bem em frente à praça, outro atrativo, a Catedral Metropolitana de Florianópolis (Matriz Catedral de Nossa Senhora do Desterro). A atual igreja foi construída em 1908, mas o local abrigava antes uma antiga capelinha, erguida em 1678 pelo fundador da cidade, o bandeirante Francisco Dias Velho.

A catedral conta com um grande acervo de arte sacra, como a escultura “Fuga para o Egito”, talhada em Tirol, Áustria, pelo artista Demetz. Ela abriga ainda um órgão de tubos alemão, inaugurado em 1924. O edifício é patrimônio tombado pelo Estado e pelo Município.

Palácio Cruz e Souza – Museu Histórico de Santa Catarina

Em frente a Praça XV temos o Palácio Cruz e Souza, com seus quase 300 anos. Já foi sede do Governo do Estado e atualmente abriga o Museu Histórico de Santa Catarina. O acervo do museu é dedicado a contar a história de Santa Catarina, com peças interessantes, como a primeira lâmpada elétrica do estado. Um bom lugar para ir nos dias de chuva em Florianópolis.

Beira-Mar Norte

Para quem está rumando para as praias do norte, Lagoa da Conceição ou bairros centrais, a parada na Beira-Mar Norte é obrigatória.  O calçadão da Beira-Mar Norte fica, entre a avenida mais movimentada da cidade e o mar, possui uma estrutura ampla de lazer, com pistas de caminhada e ciclismo. A dica é alugar uma bicicleta e aproveitar a vista. Junto ao trapiche, tem alguns quiosques para matar o tempo e a sede, além de feirinhas de artesanato.

Bairros Históricos

Com suas arquiteturas do século XVIII, alguns bairros ainda guardam a presença da cultura açoriana. Em uma caminhada por localidades como Santo Antônio de Lisboa e Ribeirão da Ilha é possível perceber o modelo tradicional das vilas portuguesas, onde há uma praça, com a igreja no alto, cercada por casas geminadas, com uma ou duas ruas principais em paralelo com o mar e poucas ruas transversais.

Ainda há restaurantes de diversos estilos, seja com mesas na beira da praia, com decks ou vista panorâmica, todos especializados em frutos do mar, tornando esses bairros os principais roteiros gastronômicos de Florianópolis.

Fortalezas Históricas

As Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e de Santo Antônio de Ratones foram tombadas como Patrimônio Histórico Nacional pelo Iphan desde 1938. Com suas arquiteturas monumentais, eram parte de um sistema projetado para defender a sede da Capitania contra as investidas estrangeiras. Deste modo, Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones foram construídas em ilhas menores ajudando a formar um triângulo de fortes que protegia a entrada da Baía Norte, completado pelo Forte de São José da Ponta Grossa, que foi construído na própria Ilha de Santa Catarina. 

As duas fortificações, que possuem a gestão e a guarda sob responsabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), são compostas por diversas edificações que serviam aos diferentes usos da logística militar.

Em visita aos fortes, os turistas se deparam com baterias de canhões em terraplenos, quartel da tropa, casa do comandante, portada, paiol da pólvora, entre outras. 

É importante destacar que as fortalezas de Santa Cruz e Santo Antônio têm acesso somente com barcos uma vez que estão localizadas na Ilha de Anhatomirim e Ilha de Ratones Grande, respectivamente.

Portanto, para conseguir acesso às fortificações, é necessário realizar o passeio com as Escunas Pirata, que possui exclusividade neste passeio.

Trilhas

O que não falta em Florianópolis é trilha!  Mesmo quem não está acostumado com a prática pode se aventurar em trilhas mais curtas e de fácil acesso.

A trilha para as Piscinas Naturais da Barra da Lagoa, por exemplo, dura cerca de vinte minutos e é super acessível.

Um pouco mais longa, porém sem grandes dificuldades, é a Trilha do Gravatá, caminho que vai da Praia Mole à Praia das Galhetas, esta última a única de nudismo da cidade. A Trilha leva cerca 45 minutos para ser completada e possui alguns trechos de subida íngreme que pede paradas para tomar fôlego.

Porém, nenhuma destas te exigirá tanto esforço quanto a conhecidíssima Trilha para a Lagoinha do Leste. Acessada somente por caminhada ou por barco quando a maré está boa, a Lagoinha do Leste é uma praia selvagem que por si só já valeria a visita. Como se não bastasse isso, chegando lá você pode fazer mais uma trilha até o topo do Morro da Coroa, que é onde você terá um dos visuais mais lindo da ilha.

Praias e mais praias

Se não faltam trilhas, praias muito menos!

E tem para todos os gostos! Das mais badaladas, como Jurerê Internacional e Canasvieiras, até praias paradisíacas, como a Ilha do Francês.

Para quem gosta de surfar, então? O leste da ilha de Florianópolis é cercada por belas ondas. Fica a dica para as praias da Joaquina, Campeche, Barra da Lagoa e Praia Mole.

Então, agora que você já conhece as principais atrações turísticas de Florianópolis, é só fazer as malas e vir curtir a ilha da magia!

Verão em Canasvieiras, Florianópolis/SC

Verão em Canasvieiras, Florianópolis/SC

Canasvieiras é considerada uma das praias mais bonitas do litoral brasileiro e destino certo para os turistas do Mercosul. Afinal, além de linda, Canasvieiras possui diversas atrações para quem quer passar o verão por aqui.

Se você está em busca de diversão, pode vir para Canasvieiras que você encontra de tudo e mais um pouco!

O que fazer no verão em Canasvieiras

Canasvieiras possui uma infraestrutura completa, comércios de todos os tipos e uma praia maravilhosa, atraindo famílias, grupos de amigos e estrangeiros durante o ano todo, principalmente na alta temporada.

Então, confira quais são as paradas obrigatórias e mais procuradas por quem visita a região e saiba tudo que você pode, e deve, fazer em Canasvieiras:

Praia de Canasvieiras

Durante o dia, a grande atração de lazer em Canasvieiras é a praia. É lá que você vai encontrar de tudo. Há espaços destinados a esportes como vôlei e futebol, áreas de lazer para as crianças com balanços e escorregadores, passeios de escunas que saem a partir do trapiche.

A praia de Canasvieiras, que chegou a atingir apenas cinco metros de extensão após ser invadida pelo mar, ganhou recentemente uma nova faixa de areia.

Em outubro de 2019, a Prefeitura de Florianópolis iniciou efetivamente o trabalho de alargamento da faixa de areia, entre Canajurê e o trapiche. No dia 17 de janeiro de 2020, a obra foi finalmente inaugurada.

Quer saber mais sobre essa incrível obra? Temos o post Conheça a nova faixa de areia em Canasvieiras!

À noite, os turistas de Canasvieiras têm diversas opções para se divertir no Centrinho: bares com música, bares de sinuca, restaurantes, muitas lojinhas de lembranças, itens de praia, itens de decoração e etc. Ou seja, comércio voltado para turistas é muito forte em Canasvieiras.

Também, há casas noturnas para quem adora uma balada. Muitos optam apenas por passear nas ruas, que ficam extremamente movimentadas com pedestres e carros. O trabalho de artistas de rua também é muito apreciado, além disso, é possível comprar artesanato de vendedores que expõem nas calçadas.

Ilha do Francês

E para quem está em busca de praias paradisíacas e conhecer a nossa cultura, temos muitas outras opções!

Cercada com muita vegetação de Mata Atlântica, praias calmas e ótimas para banho, a Ilha do Francês é um destino adorado por quem gosta de tranquilidade e boas paisagens. Para chegar até lá existem os passeios de Escunas Pirata, com saída do trapiche de Canasvieiras.

Fortaleza São José da Ponta Grossa

A menos de 20 minutos de Canasvieiras, fica a Fortaleza São José da Ponta Grossa, que formava o sistema de defesa que deveria proteger o norte de Florianópolis, juntamente com as Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones. Sua construção começou em 1740, por idealização de José da Silva Paes, o primeiro governador da Capitania de Santa Catarina. No local, é possível conferir a Bateria de São Caetano, Casa do Comandante, Paiol da Pólvora, Capela de São José, Fonte de Água e, claro, a linda Praia do Forte.

Barco Pirata de Canasvieiras

Com saída do trapiche de Canasvieiras, o passeio de Barco Pirata é tradicional para quem visita a região. Os roteiros são de aproximadamente de 1 hora e 30 minutos à 5 horas de duração, passando por pontos importantes da região, como as praias de Canasvieiras, Canajurê, Jurerê, Praia do Forte e Daniela, além de vista para o Forte de São José de Ponta Grossa, passagem pela Baía dos Golfinhos, parada para almoço, desembarque na Ilha de Anhatomirim e parada para banho na Ilha do Francês. 

Tudo isso, a bordo no barco temático, animado pelos piratas mais loucos dos 7 mares.

Quer saber mais sobre os roteiros? Temos um post exclusivo para isso! Acesse aqui.

Então, agora que você já sabe o que te espera no verão em Canasvieiras, é só traçar seu planejamento e se divertir!

O que fazer em Florianópolis? Conheça as melhores opções de lazer da Ilha!

O que fazer em Florianópolis? Conheça as melhores opções de lazer da Ilha!

Veio passear ou morar na região e não sabe o que fazer em Florianópolis? Então, este post foi feito para você! Conheça as melhores opções de lazer da Ilha!

A cidade vem se firmando como um dos principais destinos turísticos do Brasil e da América do Sul. De acordo com uma pesquisa do Ministério do Turismo, Florianópolis é o 2º destino mais procurado por turistas estrangeiros no país.

A beleza natural da região de Florianópolis encanta os moradores e turistas, que buscam diversas opções de lazer durante o ano todo. Afinal, são cerca de 100 praias, entre elas, Jurerê, Canasvieiras, Praia Mole e Joaquina, cada uma com suas particularidades.

O que fazer em Florianópolis?

A Ilha da Magia tem atração para todo o tipo de viajante, da calmaria a badalação.

Além disso, a cidade alia a comodidade da cidade grande, onde tudo acontece, com ótimas oportunidades de contato com a natureza. As belas paisagens naturais se misturam ao modernismo e às influências açorianas que aparecem em alguns bairros da cidade, formando uma fotografia imperdível.

Para completar, a cidade possui Patrimônios Históricos Nacionais, dos quais, dois são candidatos a Patrimônio Mundial!

Praias

Praias, praias e mais praias…

A grande Florianópolis é cercada por 100 praias de todo o tipo: com ondas altas, águas tranquilas, vegetação de Mata Atlântica, ilhas, restingas, manguezais e dunas. 

Entre as que mais se destacam estão: Canasvieiras, Jurerê tradicional e internacional e Ingleses, com águas mais calmas e todas no norte da ilha; Praia Mole e Joaquina, no Leste, e Campeche, mais ao sul da Ilha, estas com ondas mais altas, para quem adora um surf.

Outras atrações

Além das praias, Florianópolis reserva muitas outras atrações, como a agitada Lagoa da Conceição e a tranquila Lagoa do Peri, o tradicional Centro Histórico, a movimentada Avenida Beira-Mar, os bucólicos bairros de estilo açoriano de Santo Antônio de Lisboa e do Ribeirão da Ilha e as imponentes fortalezas coloniais. Sem falar nos museus, igrejas, teatros e do cartão postal da cidade: a Ponte Hercílio Luz.

E para quem busca, todas as opções em um único lugar?

Para este público temos o passeio de Escunas Pirata!

Escunas Pirata

Além do passeio histórico nas fortalezas, as Escunas Pirata são responsáveis por proporcionar as experiências mais incríveis em barcos tematizados que levam você a conhecer, através das águas, as belezas e encantos do nosso litoral. 

A combinação da magia pirata com as histórias do século XVIII, vão te levar para uma aventura fantástica em lugares históricos e praias paradisíacas. Ou seja, uma incrível mistura de diversão e cultura, ação, suspense e comédia.

Você navega e desfruta das mais belas paisagens enquanto os piratas mais loucos forjam batalhas, promovem concursos, dança, teatro e entretenimento para toda família. 

Se você está buscando algo divertido para quebrar o gelo e sair da rotina entre família, ou amigos, encontrou o lugar certo! 

Nossas embarcações podem ser palco de uma experiência personalizada para atender seus desejos e objetivos.

Viu como as Escunas Pirata reúnem: praia, happy hour, museu, teatro, patrimônios históricos, gastronomia e muito mais?

Imagino que depois de saber o que fazer em Florianópolis,  já esteja sonhando e planejando o seu passeio, não é mesmo? Então, faça já a sua reserva!

Conheça o melhor Passeio de Escuna de Santa Catarina

Conheça o melhor Passeio de Escuna de Santa Catarina

Vir para Santa Catarina e conhecer sua história é uma oportunidade única. Por isso, preparamos esse roteiro de visitas as fortificações de Florianópolis com o melhor Passeio de Escuna de Santa Catarina.

Vem visitar o litoral catarinense? Então, continue lendo este post que você vai conhecer opções de lazer incríveis!

Roteiro do Passeio de Escuna

O Passeio de Escuna mais famoso do litoral de Santa Catarina passa pelas fortificações históricas, com suas arquiteturas monumentais, eram parte de um sistema projetado para defender a sede da Capitania contra as investidas estrangeiras.

No passeio, tem parada para banho, vista panorâmica para praias paradisíacas e visitação as Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e de Santo Antônio de Ratones e Forte de São José da Ponta Grossa.

Porém, algumas visitas ficam restritas ao pacote do Passeio de Escuna que você adquirir.

Então, antes de comprar seu ingresso, que tal conhecer os roteiros?

[NOVO] Passeio de Escuna Refrescante

Passeio panorâmico nas praias do Norte com saída do trapiche de Canasvieiras.

Este passeio contempla a vista panorâmica das praias de Canasvieiras, Canasjurê, Jurerê Tradicional e Internacional, Daniela e Forte. Parada na frente do Forte de São José da Ponta Grossa onde o guia faz a explicação da história dessa fortificação (não há desembarque). Além disso, tem parada para banho de mar na ilha do Francês ou imediações (15 minutos), e logo depois retorna para trapiche em Canasvieiras, podendo ocorrer a visualização dos golfinhos pelas imediações, caso eles estejam no momento.

Para que tudo ocorra bem e sem imprevistos, é recomendado chegar com pelo menos 1 hora de antecedência para retirada dos bilhetes de embarque na bilheteria.

Passeio de 1 hora e 30 minutos.

Passeio de Escuna Fortaleza Full

Passagem e vista panorâmica das praias: Canasvieiras, Canajurê, Jurerê Tradicional, Jurerê Internacional, Praia do Forte e Daniela. 

Além do passeio histórico com vista panorâmica do Forte de São José da Ponta Grossa e *visita à Ilha de Anhatomirim, Fortaleza de Santa Cruz (séc. XVIII). Essa visita tem uma duração de aproximadamente 01 hora.

Além disso, o passeio contempla a vista panorâmica da Baía dos Golfinhos e parada para almoço, aproximadamente 01 hora, no município de Governador Celso Ramos (não incluso).

Para ficar ainda melhor, este roteiro tem parada para banho para quem sabe nadar em frente à Ilha do Francês (cerca de 15 min) e depois retorna ao trapiche de Canasvieiras, podendo ocorrer a visualização dos golfinhos pelas imediações, caso eles estejam no momento.

Para que tudo ocorra bem e sem imprevistos, é recomendado chegar com pelo menos 1 hora de antecedência para retirada dos bilhetes de embarque na bilheteria.

Este passeio tem uma duração de 5 horas.

*Ingresso para visitação a ilha de Anhatomirim não está incluso no pacote. Ou seja, é comprado avulso.

Passeio de Escuna Tropical

Passeio panorâmico nas praias do Norte com saída do trapiche de Canasvieiras.

Neste passeio, temos vista panorâmica das praias de Cachoeira do Bom Jesus, Ponta das Canas e Lagoinha.

Além disso, é feito uma parada para banho de mar na ilha do Francês ou imediações.

Na volta, temos vista panorâmica das praias de Daniela e Forte. E para o passeio ficar ainda mais encantador, tem parada na frente do Forte de São José da Ponta Grossa onde o guia faz a explicação da história dessa fortificação (não há desembarque). Depois retorna ao trapiche de Canasvieiras, podendo ocorrer a visualização dos golfinhos pelas imediações, caso eles estejam no momento.

Para que tudo ocorra bem e sem imprevistos, é recomendado chegar com pelo menos 1 hora de antecedência para retirada dos bilhetes de embarque na bilheteria.

Este passeio tem uma duração de 3 horas.

Passeio de Escuna Tesouro Perdido

Saída do trapiche de Canasvieiras, com parada para banho de mar na ilha do Francês. Além disso, temos uma visita guiada ao Forte de Santo Antônio, na ilha de Ratones Grande.

Na volta, você será contemplado com a vista panorâmica das praias de Daniela, forte e Ilha de Anhatomirim, Forte de São José da Ponta Grossa.

Então, acha que acabou? Não! Temos uma segunda parada para banho de mar em Jurerê.

E o retorno? Ah, o retorno é costeando Jurerê Internacional e Tradicional!

Para ficar tudo perfeito, só faltam os golfinhos aparecem pelas imediações para observá-los.

Chegar com pelo menos 1 hora de antecedência para retirada dos bilhetes de embarque na bilheteria.

Este passeio tem uma duração de 3 horas

Condições para PNE e Crianças para o Passeio de Escuna

Temos condições especiais para PNE e crianças com até 6 anos incompletos.

PNE

O ingresso para Portadores de Necessidades Especiais está presente em todas as opções de passeios da Escunas Pirata. A gratuidade destina-se à portadores de qualquer tipo de necessidade especial, seja física ou psicológica. O ingresso está sujeito à validação, através da apresentação de documentação, carteirinha ou laudo médico, comprovando a situação do portador para fiscal responsável, antes do embarque.

Crianças

O ingresso para crianças está presente em todas as opções de passeios da Escunas Pirata. A gratuidade destina-se às crianças com até seis anos idade incompletos. O ingresso está sujeito a validação, através de medição da criança na bilheteria por fiscal responsável, antes do embarque.

Confira os horários de saída e valores de cada passeio em https://www.escunaspirata.com.br/.

Escunas Pirata

O grupo Escunas Pirata é formado por 9 empresas que atuam no norte da Ilha de Florianópolis

Além do passeio histórico nas fortalezas, as Escunas Pirata são responsáveis por proporcionar as experiências mais incríveis em barcos tematizados que levam você a conhecer, através das águas, as belezas e encantos do nosso litoral. Além disso, Todas as embarcações são habilitadas pela Marinha do Brasil e seguem os melhores padrões e normas de segurança. Assim como, a Escunas Pirata está alinhada com o ICMBio, respeitando todas as normas da APA (Área de Proteção Ambiental Anhatomirim), Unidade de Conservação Marinha. Nossas embarcações contam com Condutor Ambiental, registrado no ICMBio.

A combinação da magia pirata com as histórias do século XVIII, vão te levar para uma aventura fantástica em lugares históricos e praias paradisíacas. Ou seja, uma incrível mistura de diversão e cultura, ação, suspense e comédia.

Você navega e desfruta das mais belas paisagens enquanto os piratas mais loucos forjam batalhas, promovem concursos, dança, teatro e entretenimento para toda família

Se você está buscando algo divertido para quebrar o gelo e sair da rotina entre familiar, de amigos, encontrou o lugar certo! 

Nossas embarcações podem ser palco de uma experiência personalizada para atender seus desejos e objetivos.

Já está planejando o seu passeio? Então, confira os nossos pacotes!

Turismo em Santa Catarina: Conjunto de Fortificações Brasileiras serão candidatas a Património Mundial

Turismo em Santa Catarina: Conjunto de Fortificações Brasileiras serão candidatas a Património Mundial

Conhecido pelas belas praias, parques nacionais, parques temáticos, rota do chopp e muitos outros atrativos, nosso Estado tem sido considerado o melhor destino turístico do Brasil. Com isso, o Turismo em Santa Catarina tem colhido bons frutos.

Agora, chegou a vez de um dos principais roteiros do nosso Estado entrar para História como Património Mundial.
Mas, antes de contar essa História, venha conhecer um pouco do Turismo em Santa Catarina.

Turismo em Santa Catarina: história, cultura e belezas naturais

Para quem ama viajar, o estado catarinense é um prato cheio! 

São vários os motivos que o tornaram um dos destinos mais escolhidos pelos turistas, mas o principal deles é a beleza natural! 

Além disso, a tradição e folclore catarinense contemplam uma farta gastronomia. Por isso, não deixe de apreciar sua culinária e as famosas cervejas.

Não vai faltar o que fazer ao conhecer o turismo em Santa Catarina!

Qual a melhor época para visitar Santa Catarina?

A boa notícia é que qualquer data é uma excelente oportunidade para turistar por Santa Catarina.

Independente da estação do ano, o Estado Catarinense possui roteiros de tirar o fôlego!

Então, neste post vamos mostrar um dos mais incríveis, cheio de mistérios, cultura e histórias da nossa terra.

Fortalezas em Santa Catarina são candidatas a Património Mundial

Testemunhos do histórico esforço para a ocupação, defesa e integração do território nacional, duas fortalezas de Santa Catarina integram o conjunto das 19 fortificações brasileiras candidatas a Património Mundial

As Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e de Santo Antônio de Ratones foram tombadas como Patrimônio Histórico Nacional pelo Iphan desde 1938. Com suas arquiteturas monumentais, eram parte de um sistema projetado para defender a sede da Capitania contra as investidas estrangeiras. Deste modo, Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones foram construídas em ilhas menores ajudando a formar um triângulo de fortes que protegia a entrada da Baía Norte, completado pelo Forte de São José da Ponta Grossa, que foi construído na própria Ilha de Santa Catarina. 

As duas fortificações, que possuem a gestão e a guarda sob responsabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), são compostas por diversas edificações que serviam aos diferentes usos da logística militar.

Em visita aos fortes, os turistas se deparam com baterias de canhões em terraplenos, quartel da tropa, casa do comandante, portada, paiol da pólvora, entre outras. 

Turismo em Santa Catarina: Fortaleza de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim

Turismo em Santa Catarina

A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, localiza-se na ilha de Anhatomirim, na barra norte do canal da ilha de Santa Catarina, município de Governador Celso Ramos.

A construção foi feita entre 1739 e 1744 pelo brigadeiro José da Silva Paes, responsável também pelos projetos das fortalezas de Santo Antônio e de São José da Ponta Grossa, que formam um triângulo defensivo no Norte da Ilha. Além de fortificação, foi a primeira sede de governo da província de Santa Catarina.

Durante a Guerra do Paraguai, entre 1865 e 1870, serviu como hospital de convalescença e presídio militar. Foi, também, pátio de execução de dezenas de legalistas, fuzilados a mando do marechal Floriano Peixoto durante os combates da Revolução Federalista, em 1895. Um fato curioso é que, naquele tempo, a Ilha se chamava Desterro e chegou a ser capital federal por seis meses. Depois, ganhou o nome atual, em homenagem justamente ao presidente Floriano Peixoto.

Turismo em Santa Catarina: Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte

Turismo em SC: Fortaleza São José da Ponta Grossa

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa localiza-se entre as praias do Forte e do Jurerê, no litoral de Santa Catarina. 

Com muros bem altos, é a partir da subida pela rampa que se pode ver o calabouço e a casa da guarda. No interior da Fortaleza de São José da Ponta Grossa é possível ver a artilharia de canhões, a igreja, o quartel da tropa, a casa do comandante, a cozinha e o paiol. O quartel da tropa mostra um interessante manequim vestido com réplica do uniforme utilizado pelos soldados no século XVIII. Igualmente atrativo é a exposição de objetos – ossos de animais e louças setecentistas – encontrados no solo da região à época da reforma, nos anos 1990.

Turismo em Santa Catarina: Fortaleza de Santo Antônio, na Ilha de Ratones Grande

Ilha de Ratones Grande

A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones localiza-se na Ilha Ratones Grande, na baía norte da ilha de Santa Catarina.

A fortaleza foi erguida em 1740 com pedras, óleo de baleia e sangue de animais. Foi restaurada nos anos de 1990 e a evolução de sua reconstituição pode ser apreciada na exposição permanente de fotos localizada no quartel da tropa.

As fortalezas da Ilha de Santa Catarina, Santa Cruz, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio encontram-se abertas à visitação durante todo o ano, inclusive sábados, domingos e feriados.

Portanto, são um grande convite para uma aventura e para sair da rotina! Então, venha conhecer esse roteiro histórico, acompanhado de muita diversão e uma linda paisagem!

Como Chegar?

É importante destacar que as fortalezas de Santa Cruz e Santo Antônio têm acesso somente com barcos uma vez que estão localizadas na Ilha de Anhatomirim e Ilha de Ratones Grande, respectivamente.

Portanto, para conseguir acesso às fortificações, é necessário realizar o passeio com as Escunas Pirata, que possui exclusividade neste passeio.

Escunas Pirata

Maior Porto Pirata para Turismo em Santa Catarina

O grupo Escunas Pirata é formado por 9 empresas que atuam no norte da Ilha de Florianópolis

Além do passeio histórico nas fortalezas, as Escunas Pirata são responsáveis por proporcionar as experiências mais incríveis em barcos tematizados que levam você a conhecer, através das águas, as belezas e encantos do nosso litoral. Além disso, Todas as embarcações são habilitadas pela Marinha do Brasil e seguem os melhores padrões e normas de segurança. Assim como, a Escunas Pirata está alinhada com o ICMBio, respeitando todas as normas da APA (Área de Proteção Ambiental Anhatomirim), Unidade de Conservação Marinha. Nossas embarcações contam com Condutor Ambiental, registrado no ICMBio.

A combinação da magia pirata com as histórias do século XVIII, vão te levar para uma aventura fantástica em lugares históricos e praias paradisíacas. Ou seja, uma incrível mistura de diversão e cultura, ação, suspense e comédia.

Você navega e desfruta das mais belas paisagens enquanto os piratas mais loucos forjam batalhas, promovem concursos, dança, teatro e entretenimento para toda família. 

Se você está buscando algo divertido para quebrar o gelo e sair da rotina entre familiar, de amigos, encontrou o lugar certo! 

Nossas embarcações podem ser palco de uma experiência personalizada para atender seus desejos e objetivos.

Já está planejando o seu passeio? Então, confira os nossos pacotes!

347 anos de Florianópolis!

Hoje é o grande dia da nossa cidade preferida! 347 anos de Florianópolis, nosso porto rico em cultura, belezas naturais e muitas aventuras! ⠀
.⠀
Quer saber mais sobre a cidade eleita por nossos piratas como a melhor do mundo? Confira algumas histórias retiradas do nosso baú de recordações:

Ilha do Francês: Distante cerca de 1.100 metros da costa, a “ilhota” do Francês já foi chamada de Ilha de São Francisco de Paula (padroeiro de Canasvieiras) conforme registros cartográficos.

Ao atracar na ilha, os visitantes têm acesso a um mar calmo e tranquilo, perfeito para uma pausa para relaxar. A areia chega a atingir cerca de 60 metros de extensão, com largura variando de um a oito metros.

A famosa ilha é o local perfeito para apreciar a natureza, sentir o mar calmo e, para nossos destemidos piratas, até enterrar alguns tesouros!

Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim: Um Patrimônio Histórico administrado pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), a Fortaleza encanta todos que a visitam.​

Localizada na Ilha de Anhatomirim, foi a principal fortificação do antigo sistema defensivo da Ilha de Santa Catarina, além de ter sido a primeira sede do Governo da Capitania de Santa Catarina.

Seu projeto foi feito pelo brigadeiro José da Silva Paes em 1739. Ficou anos abandonada, sem cuidado algum, até ser restaurada nas décadas de 70 e 80 pela Universidade de Santa Catarina (UFSC), quem à administra até hoje. 

Em nossos passeios, você conhece um pouco mais das histórias da Ilha de Santa Catarina e do Brasil!​

Jurerê e Jurerê Internacional : Uma das Praias de Florianópolis em que nossos passeios oferecem vista panorâmica para a tripulação.

Com areia fina e águas claras de tons esverdeados, Jurerê fica localizada no Norte da Ilha de Santa Catarina. Com 3 km de extensão, a Praia é dividida em duas famosas partes.

Na parte esquerda fica Jurerê Internacional, totalmente planejada, com parques, bares, restaurantes e casas luxuosas. Na parte direita, a Jurerê Tradicional, com moradores mais antigos, culinárias e restaurantes típicos de Florianópolis e o Iate Clube de Santa Catarina com seu trapiche.

Canasvieiras: E para finalizar a lista, nosso porto preferido, a Praia de Canasvieiras! Uma das mais visitadas em Florianópolis, principalmente por turistas estrangeiros, Canasvieiras chegou a atingir apenas cinco metros de extensão na faixa de areia, após ser invadida pelo mar.

Em outubro de 2019, a Prefeitura de Florianópolis iniciou efetivamente o trabalho de alargamento da faixa de areia, entre Canajurê e o trapiche.

No dia 17 de janeiro de 2020, a obra foi finalmente inaugurada, surpreendendo pela grandeza e complexidade na execução. Atualmente, a nova faixa de areia chega, em alguns pontos, a 50 metros de extensão. Com o tempo, o tamanho pode ser reduzido a 35 metros, tendo ainda 30 metros a mais do que a antiga faixa de areia.

Além de incrível, a obra garante a comodidade de turistas e moradores, valorizando as belezas naturais da região.

Quer ver como ficou essa grande obra de perto? Visite Florianópolis e embarque em uma aventura incrível com a Escunas Pirata!