Escolha uma Página

Conhecido pelas belas praias, parques nacionais, parques temáticos, rota do chopp e muitos outros atrativos, nosso Estado tem sido considerado o melhor destino turístico do Brasil. Com isso, o Turismo em Santa Catarina tem colhido bons frutos.

Agora, chegou a vez de um dos principais roteiros do nosso Estado entrar para História como Património Mundial.
Mas, antes de contar essa História, venha conhecer um pouco do Turismo em Santa Catarina.

Turismo em Santa Catarina: história, cultura e belezas naturais

Para quem ama viajar, o estado catarinense é um prato cheio! 

São vários os motivos que o tornaram um dos destinos mais escolhidos pelos turistas, mas o principal deles é a beleza natural! 

Além disso, a tradição e folclore catarinense contemplam uma farta gastronomia. Por isso, não deixe de apreciar sua culinária e as famosas cervejas.

Não vai faltar o que fazer ao conhecer o turismo em Santa Catarina!

Qual a melhor época para visitar Santa Catarina?

A boa notícia é que qualquer data é uma excelente oportunidade para turistar por Santa Catarina.

Independente da estação do ano, o Estado Catarinense possui roteiros de tirar o fôlego!

Então, neste post vamos mostrar um dos mais incríveis, cheio de mistérios, cultura e histórias da nossa terra.

Fortalezas em Santa Catarina são candidatas a Património Mundial

Testemunhos do histórico esforço para a ocupação, defesa e integração do território nacional, duas fortalezas de Santa Catarina integram o conjunto das 19 fortificações brasileiras candidatas a Património Mundial

As Fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e de Santo Antônio de Ratones foram tombadas como Patrimônio Histórico Nacional pelo Iphan desde 1938. Com suas arquiteturas monumentais, eram parte de um sistema projetado para defender a sede da Capitania contra as investidas estrangeiras. Deste modo, Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones foram construídas em ilhas menores ajudando a formar um triângulo de fortes que protegia a entrada da Baía Norte, completado pelo Forte de São José da Ponta Grossa, que foi construído na própria Ilha de Santa Catarina. 

As duas fortificações, que possuem a gestão e a guarda sob responsabilidade da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), são compostas por diversas edificações que serviam aos diferentes usos da logística militar.

Em visita aos fortes, os turistas se deparam com baterias de canhões em terraplenos, quartel da tropa, casa do comandante, portada, paiol da pólvora, entre outras. 

Turismo em Santa Catarina: Fortaleza de Santa Cruz, na Ilha de Anhatomirim

Turismo em Santa Catarina

A Fortaleza de Santa Cruz de Anhatomirim, localiza-se na ilha de Anhatomirim, na barra norte do canal da ilha de Santa Catarina, município de Governador Celso Ramos.

A construção foi feita entre 1739 e 1744 pelo brigadeiro José da Silva Paes, responsável também pelos projetos das fortalezas de Santo Antônio e de São José da Ponta Grossa, que formam um triângulo defensivo no Norte da Ilha. Além de fortificação, foi a primeira sede de governo da província de Santa Catarina.

Durante a Guerra do Paraguai, entre 1865 e 1870, serviu como hospital de convalescença e presídio militar. Foi, também, pátio de execução de dezenas de legalistas, fuzilados a mando do marechal Floriano Peixoto durante os combates da Revolução Federalista, em 1895. Um fato curioso é que, naquele tempo, a Ilha se chamava Desterro e chegou a ser capital federal por seis meses. Depois, ganhou o nome atual, em homenagem justamente ao presidente Floriano Peixoto.

Turismo em Santa Catarina: Fortaleza de São José da Ponta Grossa, na Praia do Forte

Turismo em SC: Fortaleza São José da Ponta Grossa

A Fortaleza de São José da Ponta Grossa localiza-se entre as praias do Forte e do Jurerê, no litoral de Santa Catarina. 

Com muros bem altos, é a partir da subida pela rampa que se pode ver o calabouço e a casa da guarda. No interior da Fortaleza de São José da Ponta Grossa é possível ver a artilharia de canhões, a igreja, o quartel da tropa, a casa do comandante, a cozinha e o paiol. O quartel da tropa mostra um interessante manequim vestido com réplica do uniforme utilizado pelos soldados no século XVIII. Igualmente atrativo é a exposição de objetos – ossos de animais e louças setecentistas – encontrados no solo da região à época da reforma, nos anos 1990.

Turismo em Santa Catarina: Fortaleza de Santo Antônio, na Ilha de Ratones Grande

Ilha de Ratones Grande

A Fortaleza de Santo Antônio de Ratones localiza-se na Ilha Ratones Grande, na baía norte da ilha de Santa Catarina.

A fortaleza foi erguida em 1740 com pedras, óleo de baleia e sangue de animais. Foi restaurada nos anos de 1990 e a evolução de sua reconstituição pode ser apreciada na exposição permanente de fotos localizada no quartel da tropa.

As fortalezas da Ilha de Santa Catarina, Santa Cruz, São José da Ponta Grossa e Santo Antônio encontram-se abertas à visitação durante todo o ano, inclusive sábados, domingos e feriados.

Portanto, são um grande convite para uma aventura e para sair da rotina! Então, venha conhecer esse roteiro histórico, acompanhado de muita diversão e uma linda paisagem!

Como Chegar?

É importante destacar que as fortalezas de Santa Cruz e Santo Antônio têm acesso somente com barcos uma vez que estão localizadas na Ilha de Anhatomirim e Ilha de Ratones Grande, respectivamente.

Portanto, para conseguir acesso às fortificações, é necessário realizar o passeio com as Escunas Pirata, que possui exclusividade neste passeio.

Escunas Pirata

Maior Porto Pirata para Turismo em Santa Catarina

O grupo Escunas Pirata é formado por 9 empresas que atuam no norte da Ilha de Florianópolis

Além do passeio histórico nas fortalezas, as Escunas Pirata são responsáveis por proporcionar as experiências mais incríveis em barcos tematizados que levam você a conhecer, através das águas, as belezas e encantos do nosso litoral. Além disso, Todas as embarcações são habilitadas pela Marinha do Brasil e seguem os melhores padrões e normas de segurança. Assim como, a Escunas Pirata está alinhada com o ICMBio, respeitando todas as normas da APA (Área de Proteção Ambiental Anhatomirim), Unidade de Conservação Marinha. Nossas embarcações contam com Condutor Ambiental, registrado no ICMBio.

A combinação da magia pirata com as histórias do século XVIII, vão te levar para uma aventura fantástica em lugares históricos e praias paradisíacas. Ou seja, uma incrível mistura de diversão e cultura, ação, suspense e comédia.

Você navega e desfruta das mais belas paisagens enquanto os piratas mais loucos forjam batalhas, promovem concursos, dança, teatro e entretenimento para toda família. 

Se você está buscando algo divertido para quebrar o gelo e sair da rotina entre familiar, de amigos, encontrou o lugar certo! 

Nossas embarcações podem ser palco de uma experiência personalizada para atender seus desejos e objetivos.

Já está planejando o seu passeio? Então, confira os nossos pacotes!