Escolha uma Página

E você aí marujo moderno, sabe como os piratas se localizavam no mar sem GPS? Pra quem se perde até com sinalização, a tarefa pode não ser fácil! 

Por isso, reunimos algumas dicas preciosas sobre a localização pelas estrelas, bússola e até pelo nosso querido astrolábio! Não sabe o que nada disso significa? Então descubra com nossos mais experientes piratas! 


Localização por estrelas

Em dias ou noites sem nuvens, é possível saber onde estamos apenas identificando astros celestes. O sol e a lua, por exemplo, sempre nascem no lado Leste e se põem no Oeste, por conta da rotação da Terra. 

A posição dos astros também pode indicar o horário aproximado. Com o sol na posição mais alta (no Centro) é fácil saber que é meio-dia. Quando ele baixar, sentido ao horizonte, também é possível ter uma ideia do horário. Basta estender sua mão com a palma virada para dentro, com os dedos juntos. 

Coloque-se de frente para o sol e deixe seu dedo indicador na altura dele, na linha final do círculo. Abaixe sua mão até a linha do horizonte, contando a distância (quantos dedos) entre a estrela e o início do solo ou mar.

Cada dedo de distância equivale a aproximadamente 15 minutos (sem contar o polegar) e quatro dedos correspondem a cerca de uma hora. Por exemplo: se couberem oito dedos (sem o polegar) entre o sol e o horizonte, faltam aproximadamente duas horas para o anoitecer. 


Cruzeiro do Sul

Essa também é uma boa opção para se localizar à noite. No Brasil, incluindo a parte do país que está no hemisfério Norte, é possível ver quatro estrelas próximas, que formam uma cruz. Há ainda uma menor ao lado da constelação, chamada de “intrometida”.

Basicamente, a estrela da ponta (“cabeça” da cruz) indica o lado Norte. Mas, para os mais experientes, é possível identificar intervalos de dias e até mesmo o transcorrer do ano! Isso porque ela muda de posição conforme a troca de estações e faz uma volta completa em cerca de um dia.


Astrolábio 

Esse é para os piratas mais antigos! O astrolábio nos ajuda a medir distâncias entre rotas marítimas e ainda a altura dos astros acima da linha do horizonte, mas alguns usam o equipamento para até 200 funções diferentes! 

Feito de latão ou qualquer outro metal em forma de disco, tem desenhos com a representação das estrelas, latitudes e constelações. Atualmente, existem vários modelos diferentes, sendo que os mais antigos precisam de até duas pessoas para fazer a leitura da localização! 

Agora que você já conhece algumas de nossas ferramentas, aproveite e navegue sem medo com nossos melhores piratas!