Escolha uma Página

Além das bruxas, fantasmas e lobisomens que vagueiam por Florianópolis, há bois de mamão que voltam da morte e a temida Bernunça!​

Uma espécie de “dragão do mal” com uma boca gigante, que quando sai às ruas engole crianças desobedientes que encontra pela frente.​ Ela aparece durante os festejos do Boi de Mamão, um folguedo em que um vaqueiro humilde do interior da Ilha procura um médico e um curandeiro para ressuscitarem seu boi de estimação.


Enquanto o homem procura ajuda, surge um cavalinho, a Bernunça, uma cabra e a dona Maricota, com braços compridos que atingem quem estiver por perto. A Bernunça é a mais temida: com aparência de um dragão, com quase dois metros e meio, ela surge acompanhada de um filhote. 

Quem for desobediente é perseguido, engolido e transformado em uma Bernuncinha. Uma das músicas cantadas durante a apresentação diz que “a Bernunça é um bicho brabo, já engoliu mané João. Come pão, come bolacha, come tudo que lhe dão”. 

Depois que ela, o cavalo, a cabra e a dona Maricota vão embora, o vaqueiro enfim consegue ressuscitar o boi de estimação e todos festejam juntos!

Enquanto a Bernunça não volta, aproveite e conheça Florianópolis ao lado dos piratas mais corajosos! 

​Conheça os planos na nossa página inicial e faça parte de um passeio rico em cultura e histórias!