Escolha uma Página

Nossa parada hoje é na Praia da Joaquina, Marujo.

Pronto para mais uma lenda da Ilha da Magia?

Você sabe o porque da Praia ter o nome de Joaquina? Não? Então senta que vamos te contar!

O nome da Praia da Joaquina leva consigo duas lendas sobre a origem do seu nome, nenhuma delas envolve seres fantástico, mas as duas são tristes.

Uma das lendas diz que Joaquina era uma jovem moça que chamava a atenção por sua beleza, era muito linda, e que se apaixonou por um pescador, o Alberto. Depois que seu avô e sua mãe faleceram, a jovem resolveu ir até seu amado e pedir para que não se aventurasse mais nos mares. Mas Alberto disse que seria então a última vez em que iria para alto mar, prometendo para a moça que largaria a profissão de pescador. E realmente foi a última vez em que Alberto foi para alto mar. Ele foi, e nunca mais voltou. Depois do acontecido, Joaquina andava entre as dunas, indo e voltando da Lagoa da Conceição para ficar olhando o mar, terminou sua vida cuidando de seu pai. E morreu nas dunas da Praia.

Outra lenda diz que Joaquina era uma senhora rendeira que morava em uma casa à beira-mar da Praia, era muito amiga dos pescadores e ensinava as outras mulheres da região a fazer renda. Em uma noite, estava sentada nas pedras à beira do mar fazendo sua renda, quando se distraiu com o lindo luar que enfeitava a noite, quando veio uma onda e a levou para o mar, e para sempre.

Gostou das lendas?

Você conhece outra lenda sobre a Praia da Joaquina? Conte pra gente!